Os Fiscais de Filme do Mazzaropi

Os Fiscais de Filme

Que a PAM Filmes foi uma das maiores companhias de cinema do Brasil você já sabe. Os filmes do Mazzaropi eram feitos com os equipamentos mais tecnológicos de sua época e contavam com um grande elenco de atores, atrizes e até mesmo funcionários de outros países que traziam conhecimento técnico às gravações.

Mas você sabia que uma grande parte dos trabalhadores do Mazza exerciam a função de Fiscais de Filme?

As Exibições no Cinema

As filas nos cinemas durante as exibições dos filmes do Mazzaropi dobravam as esquinas e as estréias eram eventos que paravam as cidades.

Diante de um público tão grande, como era possível controlar a bilheteria? Será que os donos de salas de cinema repassavam o número correto das entradas para as produtoras? Esse certamente era um dilema para Amácio Mazzaropi quando ele resolveu contratar um verdadeiro exército de Fiscais de Filme.

fiscais de filme - o corintiano
Estréia do filme “O Corintiano“ no Cine Art Palácio em São Paulo

O que faziam os Fiscais de Filme?

A função desses fiscais era contar quantas pessoas entravam nas salas em cada exibição de filme do Mazzaropi nos cinemas ao redor do Brasil. Principalmente durante as estréias, que reuniam um público tão grande que facilitava a adulteração dos números. 

Com os dados coletados pelos Fiscais da Pam Filmes era possível checar se os donos de cinema estavam repassando os valores corretos das bilheterias.

Mazzaropi foi um grande visionário do mundo das artes, mas também era genial como empreendedor.

os fiscais de filme
Fichas de funcionários da PAM Filmes

Os Contadores Manuais usados pelos Fiscais de Filme

Com o alto fluxo de pessoas entrando nos cinemas, os Fiscais de Filme eram equipados com Contadores Manuais que auxiliavam nessa tarefa. Era só apertar o botão à cada pessoa que entrava e checar o número no final da noite.

 

 

 

contadores manuais dos fiscais de filme
Contadores Manuais usados pelos Fiscais de Filmes da Pam Filmes

Hoje você pode ver esses contadores de perto no Museu Mazzaropi, que conta com mais de 20 mil itens em seu acervo. Demais, né?

Ligações Externas

2 comentários em “Os Fiscais de Filme do Mazzaropi”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *